No verão de 1970 Janis Joplin resolveu tirar umas férias no Brasil, supostamente para se afastar da heroína. Essa passagem acabou virando uma mais uma das incontáveis lendas que se deram na cidade maravilhosa. Enquanto vivia intensamente seu último carnaval ela fez amizade com o fotógrafo Ricky Ferreira, cujo acervo é a peça central deste longa metragem:
Ricky Ferreira era um jovem fotógrafo que vivia no Leblon. Certo dia, uma ex-namorada o avisou que a cantora americana Janis Joplin estava na praia de Copacabana. Ele correu ao local desacreditado. Lá, encontrou Janis e fez algumas fotos. A roqueira havia sido expulsa do badalado Copacabana Palace, supostamente por ter feito topless na piscina do hotel. Ricky sugeriu que ela e a amiga fossem para seu apartamento. Elas toparam e lá ficaram por sete dias, período esmiuçado no documentário Janis: Amores de Carnaval.
O longa da diretora estreante Ana Isabel se ampara, principalmente, em relatos. Estão entre os entrevistados desde fãs como Baby do Brasil e Walter Casagrande, até a cantora Alcione, que, numa aleatoriedade da vida, trombou com Janis em um bar, numa noite que foi embalada por andanças na madrugada na cidade, bebedeiras e cantoria.
A história para lá de peculiar abre ainda uma janela para um tempo tão distante que os jovens da Geração Z que assistirem ao filme terão dificuldades de entender como tudo aquilo se deu. Para começar, Janis veio ao Brasil de férias, sem aviso, sem pompa, ou luxo. Seus fãs nem sabiam que ela estava na cidade. Não houve tumulto na porta do Copacabana Palace com pessoas em busca de uma selfie. Ricky, apesar de ser fotógrafo, tem mais histórias a contar do que fotos da cantora. Segundo ele, não parecia correto assediá-la com a máquina fotográfica o tempo todo. Janis Joplin, meses antes de sua morte, em 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, pode experimentar a loucura de ser livre no Rio de Janeiro, em pleno Carnaval – acompanhada de novos amigos que não lhe trataram como uma celebridade, mas como uma turista talentosa passando por aqui.